PORTES DE ENVIO GRATUITOS

É possível empreender e manter o emprego?

Empreender exige amor, paciência e persistência. É um cansaço sem fim misturado com a alegria de ver um cliente satisfeito. É ser chefe e empregada. Empreender é trabalhar 24 horas por dia, porque dorme e acorda a pensar no seu negócio.

Ter um negócio não é uma tarefa fácil. Porém, para alguns empreendedores, essa jornada exige ainda mais disposição – isso porque eles decidiram conciliar o negócio próprio com um trabalho por conta de outrem, ao menos por um tempo.

Antes de começar, defina algumas metas a longo prazo: o que deseja alcançar em um mês, em seis meses, em um ano, em três anos? Como seria a sua vida ideal se não tivesse limites?

empreender__manter_emprego

Sei que parece ser muito difícil começar e tirar as ideias do papel. O medo, a inexperiência e a falta de conhecimento podem estar a assombrá-la, mas eu tenho um segredo para lhe contar. Não precisa saber fazer tudo, e ainda mais, nunca será capaz de fazer tudo porque é humanamente impossível. Para começar a sua marca não precisa ter tudo ao mesmo tempo: máquinas, saber costurar, escritório… Comece aos poucos, com o que tem.

Comece por um plano de ação. Precisa ter muito bem definido o que quer.

Se é uma pessoa mais da parte criativa, perfeito! O resto que não gosta tanto de fazer ou demora mais tempo a fazer, tudo isso poderá terceirizar. Tem sempre é que estabelecer metas claras.

 

Deixamos-lhe aqui 4 dicas que a podem ajudar a dar o salto e começar a empreender por conta própria:

 

  1. Avalie se isso é para SI

Quando concilia trabalho fixo e negócio próprio, é normal que trabalhe mais do que os seus conhecidos e, no curto prazo, fique com menos dinheiro no bolso.

Por isso, é preciso saber se está disposta a optar por uma dupla jornada. Muitas vezes tem que trabalhar nos feriados ou até tarde.

Esteja bem ciente de que trabalhar por conta própria não é tão fácil quanto pensam. Eu trabalho muito mais agora, por exemplo. Mas, mesmo a vida sendo mais corrida, eu estou mais feliz.

 

  1. Conheça qual o tipo do seu negócio e se é apaixonada por ele

É possível ser funcionária e dona de uma empresa ao mesmo tempo? Isso depende do objetivo do seu empreendimento. Há negócios que são feitos para serem escalados, enquanto outros são apenas para obter um dinheiro extra. Convém olhar para o timing do mercado em que sua empresa irá atuar. Isso é fundamental para saber se pode avançar o negócio com mais calma ou não.

Para isso, faça um balanço de suas habilidades. Listar as suas habilidades adquiridas durante as suas experiências profissionais e pessoais anteriores também é um excelente ponto de partida.

Manter emprego e negócio próprio já é difícil. Mas pior ainda é quando não há interesse real pelo negócio. Não é aconselhado investir num negócio só porque conhece alguém que se deu bem.

 

  1. Tenha organização

Organização é a palavra-chave na hora de ter uma dupla jornada. Ter uma agenda para anotar tudo: desde pequenos recados até ao planeamento dos próximos tempos. Assim, não tem como se esquecer!

 

  1. Não deixe de se dedicar ao emprego

A organização do tempo não é importante só para reduzir o seu stress, mas também para manter a produtividade durante a dupla jornada.

Fazer atividades da sua empresa durante as horas de trabalho como funcionário prejudica a produtividade e é uma desonestidade com o seu empregador. Convém ter foco no que fazemos. Se estamos no horário laboral, pensamos no que temos a fazer no nosso trabalho e focamo-nos nisso. Depois do nosso trabalho, então focamo-nos no nosso projeto/empresa. Temos que tentar não misturar. Antes de deixar o seu emprego, tem que ter a resposta a esta questão: o projeto tem o potencial de gerar rotatividade suficiente?

Para isso, existe apenas uma prioridade (que a maioria dos novos empreendedores evita com cuidado): VENDER. O objetivo não é descobrir se a ideia é popular. É se o seu objetivo estaria disposto a pagar para obter a sua solução, seja um produto ou um serviço!

 

Eu sei que há alturas em que parece ser muito difícil começar e tirar as ideias do papel. Mas, não há nada como começar! Não tem que ser perfeito!

Empreender é vida ❤

--

Escrito por Catarina Cordeiro

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos